terça-feira, 12 de julho de 2011

Hora de Fuçar!

Todo mundo sabe que é bom dar aquela lidinha no site da empresa antes de fazer uma entrevista, não é?! Mas, muito mais do que ler, é preciso navegar pelos tópicos corretos para aproveitar ao máximo as informações disponíveis. Como participamos de muitos processos de trainee ao mesmo tempo, objetividade é fundamental para aproveitarmos melhor o nosso tempo.

Já participei de um processo onde os oito candidatos presentes disseram se identificar com os valores da empresa, e, na sequência, a recrutadora perguntou quais eram esses valores e cinco pessoas não souberam responder. Não é preciso decorar nada, mas é importante linkar características da empresa com a sua própria personalidade, até mesmo pra você ter certeza se quer mesmo trabalhar lá ou não, e assim fica fácil demosntrar o seu conhecimento por aquilo que é importante para a companhia.

Fica a dica de itens que julgo serem importantes você saber na hora da entrevista:

- Se está no processo seletivo de um grupo, procure saber um pouco sobre todas as empresas que o compõe;
- Encontre onde fica a matriz da empresa e em que cidades possui filiais ou parques industriais;
- Não deixe de olhar missão, visão e valores, além de sempre dar uma checada nas ações de sustentabilidade;
- Veja se é possível encontrar inovações do setor e se a empresa já está se atualizando para participar dessas tendências;
- Olhar a página "Carreiras" ou "Trabalhe Conosco" dá uma ótima noção do profissional que a empresa busca;
- Uma passada de olhos pela história da empresa é bem bacana, pois saber o país de origem e de atuação te dá mais segurança;
- Saber como a empresa trabalha as redes sociais também é um ponto chave para os processos atuais.

Fica mais um toque interessante: jogue no link "Notícias" do Google o nome da empresa em que você fará a entrevista. Assim, você fica sabendo dos assuntos mais recentes tratados pela empresa na mídia e fica ainda mais preparado para responder com propriedade aos estímulos criados na dinâmica. Conhecer a fundo o ramo de atuação da empresa nem sempre é fundamental, mas saber como a companhia está inserida neste contexto faz toda a diferença. Mostre que você está interessado em conhecer mais sobre o negócio!

Mantenha no seu radar informações sobre as empresas em que está inscrito para o programa de Trainee. Conhecimento nunca é demais! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário