sexta-feira, 22 de julho de 2011

A Importância do Inglês

Estava visitando ontem o blog do Estagiário Y, como sempre faço, quando me deparei com uma informação alarmante: 50% dos candidatos do processo de trainee do ano passado de uma grande empresa não passaram para a fase seguinte por um simples motivo: não atingiram o mínimo exigido na prova de inglês. Tomei o blog do Lucas como referência para falar sobre o que pode acontecer nesses casos.


Temos algumas vertentes para analisar:

1) O candidato sabe o idioma, mas estava num bad day (acontece!);
2) O candidato sabe o idioma, daria um show na conversação, mas se confunde na gramática, parte analisada neste primeiro momento do processo;
3) O candidato acha que sabe o idioma (o que não é efetivamente saber);
4) O candidato não sabe o idioma, mas “tenta ver no que vai dar”;

E aqui as minhas opiniões sobre cada caso:

1) Bom, se o cara não estava num dia bom, não tem justificativa. Não deu, ponto. Levanta a cabeça e bora pra próxima. Mas se começar a acontecer uma sucessão de “bad days”, é bom avaliar se é você que não está num bom momento (e se vale a pena continuar se torturando nos processos) oooou se você precisa se preparar mais. O que cai na questão dois!

2) Se a pessoa fala bem, mas tem dificuldade com o Grammar, precisa treinar, ler mais e fazer exercícios. Não tem outro jeito! No dia a dia do trabalho, escrever e-mails em outro idioma será imprescindível... E eles esperam que você corresponda. Como comentei anteriormente, chegar a ser trainee não é o mais difícil. O que é tenso é se manter lá e ir mais longe, causando sempre boas impressões, por isso, TREINE!

3) Esse é o pior caso. Mais até do que não saber falar inglês! Porque a pessoa que não fala inglês tá numa loteria, se der bem, se não der amém. Mas, pior do que você tentar enganar os recrutadores dizendo que seu inglês é “advanced/native like” quando na verdade é um “intermediate one”, é enganar a si próprio e perder grandes oportunidades que teria se fosse honesto consigo mesmo. Mais do que uma “competição”, os processos de trainee são etapas de autoconhecimento. Você precisa conhecer quais gaps precisa trabalhar. Assumir isso é o primeiro passo para mostrar a sua maturidade para conseguir este cargo.

4) Não. Não vai dar. Simples assim!

Em entrevista à Revista da ESPM, o VP de RH da Unilever, Marcelo Williams, disse que já ocorreu na empresa de um trainee conseguir entrar sem saber inglês. O que o trainee fez? Pediu para uma pessoa fazer o seu teste online e conseguiu dar uma engabelada nas outras fases. O que aconteceu? O funcionário foi desligado, mas não porque não sabia inglês (e o Marcelo frisou que não é item eliminatório para entrar na companhia o fato de não saber este idioma), mas sim porque mentiu. O respeito e a verdade são itens que a Unilever leva muito a sério, e não poderiam manter em seu time uma pessoa cuja relação já começou errada.

Eu acho que pros dias atuais todo mundo precisa saber inglês sim, mas ainda acho que faz quem quer e quem tem compromisso com seu futuro, não tem como obrigar as pessoas mais relaxadas a fazer o curso. Mas pros candidatos à trainee, isso é sim fundamental e acredito que quem não tem essa opinião, não deveria nem se inscrever aos processos. É duro, mas não deixa de ser verdade!

Quem tem determinação para ser trainee, deve ter, no mínimo, determinação para dominar um segundo idioma. Se você tem força para encarar um paredão com milhares de pessoas, porque deixará o “the book is on the table” te derrubar? E é tão gostoso aprender inglês... Puxe a letra de uma música que você gosta, acompanhe cantando para pegar o ritmo da língua, assista um seriado sem legenda, faça palavras cruzadas em inglês... Tenho certeza que você vai se entregar e, sem perceber, vai colocar books on shelves, sideboards, writing-desks... Think about it. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário