sexta-feira, 20 de abril de 2012

Do Contra

Estava dando umas voltinhas por alguns sites na internet e percebi que estou nadando contra a maré em todos os meus comentários aqui no Treinando Pra Trainee.  Em sites especializados ou consultorias de RH, e até em discussões nas redes sociais, todo mundo está “se moldando” para conseguir uma vaga de Trainee. Desde palestras, passando por cursos e chegando até a livros, estão rolando tentativas diversas de se encontrar e criar o perfil ideal.

PARA TUDO! Gente, o melhor do ser humano é a diversidade... PESSOAS hoje são o maior ativo de qualquer companhia. E o maior desafio do RH de todas as empresas hoje é trabalhar essas diferenças, valorizando o seu time por completo. Porque ser diferente é bom e traz resultados. Como assim querem fazer uma “linha de produção” da próxima geração de liderança das empresas? Cadê a espontaneidade, o diferencial, a valorização do ser único? Será que eu sou a única estranha que pensa assim?

Concordo sim (como disse no post de ontem) que existem pré-requisitos... Mas eles são mais pra técnicos porque as empresas precisam garantir que, pelo investimento que estão fazendo, o retorno será o esperado. Na hora da fase presencial, você precisa ser você mesmo, ser autêntico, conquistar pelo o que realmente é. Sabe por quê? Uma imagem “montada” não se sustenta. Você pode até mostrar ser o melhor no processo, mas vai segurar a onda na empresa quando conseguir a vaga? Porque o que eles verão no processo seletivo, é o que eles esperam encontrar no dia a dia na empresa.

Se a transformação não for na essência e o candidato não assumir essa postura como sua verdade, não vai rolar. Porque eu acredito sim que alguns gaps possam ser trabalhados e desenvolvidos, mas ninguém coloca na  minha cabeça que é possível mudar a personalidade de alguém, muito menos por uma vaga de trabalho.

Na minha cabeça é muito simples: se a pessoa fala baixo e é tímida, não adianta colocá-la num processo de área comercial até ela trabalhar essa timidez e conseguir se comunicar bem. Aqui eu entendo que ela pode se desenvolver, DESDE QUE, ela tenha tempo para se adaptar e queira isso para sua vida. Agora, não é porque ela é tímida que não vai passar no processo. Há empresas que procuram esse perfil de uma pessoa mais calma e centrada, para uma vaga no setor de qualidade, por exemplo. Se a pessoa DESEJA trabalhar na área comercial, ela vai ter que se desenvolver. Se ela entende sua limitação, mas não quer mudar o seu jeito de ser (porque, afinal, ela não está errada por ser assim), ela também vai conseguir uma vaga legal em uma empresa ótima, mudando seu foco para áreas que tenham mais a ver com o seu perfil... E tenho certeza que se dará muito bem lá.

Não sei se eu fui muito clara no meu raciocínio... Em resumo, eu acho que há espaço para todo mundo no mercado de trabalho. Num processo de Trainee não é primordial falar alto, ganhar todas as discussões, fazer apresentações com efeitos pirotécnicos... Foque no que você é realmente bom, pense qual é a vaga para a qual está se candidatando, veja se bate com o seu perfil... E manda bala. O importante é a gente ser feliz! E duvido que alguém seja feliz em qualquer empresa que seja, mostrando o tempo todo ser algo que não é. Então, vou continuar batendo na tecla: existe o perfil procurado pela empresa e para a vaga, não um perfil ideal de Trainee. Se o seu bate com o que a empresa procura, vá em frente que eu continuarei aqui torcendo por você! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário