quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tem Alguém Me Boicotando!

A apresentação não foi entregue no prazo. Ah, eu dependia de informações que não chegaram no meu e-mail a tempo. O layout não foi aprovado e o material é para essa semana ainda. Ah, não dá pra confiar nessa agência, sempre entregando tudo nas coxas. Os dados do relatório gerencial do mês não estão batendo. É claro, esse sistema que a empresa usa não é nada confiável. Precisamos rever nossa tecnologia ou seremos ultrapassados pela concorrência.

Eu ouvi essas desculpas na semana passada, de uma mesma pessoa na empresa. A mesma pessoa que cismou que não cresce profissionalmente porque existe alguém que a boicota e que ela nunca crescerá na companhia porque não tem "costas quentes". Eu só consigo enxergar uma pessoa que a está boicotando com essas atitudes: ela própria. 

Quem me conhece sabe que eu sou uma das pessoas que mais questiona a empresa sobre os sistemas, fluxos de trabalho, comunicação integrada... Mas também sei que, se o trabalho está em minhas mãos e eu já conheço as deficiências do processo, terei que dar meus pulos para alcançar os resultados esperados, certo?! E o post de hoje traz essa reflexão à tona: você está fazendo o que lhe é pedido ou procura ultrapassar as expectativas?

Não é errado fazer o que lhe é pedido. Mas sabe aqueles 80% dos funcionários que demoram anos a serem reconhecidos ou simplesmente vão embora sem nunca terem sido promovidos? Com essa atitude, você estará no meio deles. E eu concordo que, sem essa operacionalização, a empresa não vai pra frente, por isso esse pessoal é importante. Mas se eu não der esse "cutucão" aqui no blog, ele não teria razão para existir. Então, eu estou falando com aqueles 20% de colaboradores que esperam fazer a diferença.

Se você precisa de dados para a apresentação e eles não chegaram, vá atrás pelo menos três dias antes da entrega daquelas pessoas que podem fornecê-los a você. Se a agência não está entregando os jobs como deveria, será que não é necessário ter mais atenção ao briefing que está sendo passado à ela? E se os sistemas são antigos, faça diversas "provas reais" para ter certeza que os números estão corretos, porque para uma empresa, são eles é que importam, não importa a filosofia que ela venda ao mercado.

São atitudes simples, que não dói ter. E isso já te coloca na frente de outras pessoas que, por comodidade, não tomam a frente destes projetos. Não se boicote, se promova. E não acredite que exista alguém te boicotando: mesmo que isso possa estar acontecendo (porque existe), porque quem é bom não é superado por críticas ou fofocas. Fazer seu marketing pessoal é mais fácil do que você imagina: apenas faça seu trabalho como gostaria de recebê-lo e faça questão de deixar a sua assinatura nele. Tenha certeza de que alguém irá te enxergar, pois sempre vale a pena ser bom! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário