quinta-feira, 19 de abril de 2012

Especial Você SA 2012 | 2013


Finalmente nosso pedido foi atendido! A cada ano a Você SA publica um especial Trainee, mas sempre no mês de Agosto, quando os processos mais disputados já estão borbulhando. E como essa matéria traz dicas e informações sobre como se dar bem nos processos, acabava por ser um material pouco utilizável, apesar de ser muito bom, porque não dava tempo de assimilar o conteúdo, desenvolvê-lo e colocar em prática.


Este mês tive uma grata surpresa quando recebi a revista: o especial foi adiantado para Abril! Por isso, já corra para a banca e garanta seu exemplar. Li o conteúdo e está um pouco diferente dos outros anos... Muito mais do que mostrar “o que fazer”, está sendo exaltado que você só vai passar num processo se potencializar as suas qualidades e minimizar as suas imperfeições. Parece óbvio, mas muitas vezes os aspirantes a Trainee pensam que existe uma fórmula certa, que vai garantir que ele passe na seleção e, cada vez mais, fica comprovado que isso não é verdade.

Eu sempre bato na tecla do “seja você mesmo” e não o super herói que as empresas procuram, mas, para isso, você precisa descobrir o que tem de bom e o que precisa melhorar para conseguir vender o seu melhor para os recrutadores. Autoconhecimento é a palavra chave nesta fase pré-processo seletivo, porque você já vai chegar nas empresas sabendo onde poderá ganhar a confiança deles e conquistar a sua vaga. E não existe fórmula ideal, mas quem se candidata ao cargo de Trainee sabe que existem alguns pré-requisitos que são sim fundamentais e eliminatórios, mas, na minha concepção, os itens que estão eliminando ultimamente se baseiam mais na ficha de inscrição do que no comportamento dos candidatos.

Porque eu estou dizendo isso: conheci três Trainees que não tiveram nenhuma experiência internacional e, ainda, não tinham qualquer experiência na área que desejavam. Todos falavam inglês, cursaram faculdade de ponta e já tiveram alguma experiência profissional (os itens obrigatórios que citei acima), mas foi a forma como se posicionaram na seleção que fez com que fossem aprovados. Ou seja, se a sua ficha te passou para a próxima fase, acredite no seu potencial, postura e convicções... Independente dos outros candidatos da sala parecerem ser mais qualificados do que você por quaisquer motivos! Muita gente que foi formada fora do Brasil e ganhou prêmios em faculdades, por exemplo, não foi aprovada porque não tinha o perfil que a empresa procurava, apesar de serem ótimos candidatos. E você consegue entender a importância dessa última frase? PERFIL QUE A EMPRESA PROCURAVA. E não o perfil de Trainee. Existem pré-requisitos, mas não um perfil. Seu perfil é o seu cartão de visitas e seu diferencial, por isso, não queira ser algo que você não é por parecer mais conveniente. A chance de falhar é maior!

Por este motivo, mais do que nunca, é importante encontrar uma empresa que o DNA bata certinho com o seu. Há tantas informações disponíveis sobre as companhias nos sites de busca e nas redes sociais que não tem como você não saber se a empresa será boa para você ou não! Veja se concorda com os valores, com os projetos que ela patrocina, se confia nos produtos... Assim a chance de se arrepender diminui (mas não é nula, porque muitos outros fatores podem interferir na sua experiência na empresa, mas isso é um papo para outro post!).

A janela aberta ao Trainee é para o começo de uma carreira de longo prazo na empresa... Vai valer a pena trabalhar insatisfeito ou largar essa oportunidade, depois de tanto esforço, por falta de afinidade? Aproveite que a temporada de processos seletivos está aberta e faça várias reflexões (desde si mesmo até sobre o que deseja fazer profissionalmente e onde se vê trabalhando) para que o seu futuro seja do jeito que você merece e pode conquistar! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário