domingo, 26 de junho de 2011

Atividades Colaborativas

Muitos processos seletivos para Trainee estão adotando as chamadas "Atividades Colaborativas" como etapa inicial da triagem, e elas nada mais são do que atividades em grupo. Na grande maioria dos processos elas ocorrem através de redes sociais exclusivas da empresa, onde os próprios participantes se organizam para localizar os integrantes do seu grupo (pré-definidos pelos recrutadores) e acertam a melhor forma de comunicação para concluir as atividades propostas.

Estas atividades têm como objetivo principal avaliar como os participantes trabalham em grupo, mas analisam diversos outros aspectos durante o período, como pontualidade, organização e dedicação do grupo ao projeto proposto. Outra parte interessante desta atividade é o momento da avaliação: todos os integrantes do grupo são avaliados por você e você é avaliado sobre todos eles. Além disso, você próprio se avalia. Parece complexo, mas é legal! =]

Acredito que são selecionados aqueles que possuem maior coerência entre o que você achou da sua participação com o que o grupo percebeu. Participei de um processo da Natura onde o que eu falei de mim não batia nada com o que o grupo falou a meu respeito... E, pasmem, fui eu mesma que me detonei. A chance de passar escapou porque eu mesma não soube me avaliar. E neste instante eu aprendi que preciso confiar mais no meu taco! Rs

Conheci grupos onde todos os integrantes foram selecionados e cheguei a ver grupos onde apenas uma pessoa foi absorvida. Não tem como sabermos quem vai e quem fica, mas minha dica é que você não tenha medo da hora do feedback: se deu mancada assuma, mas se fez algo bem, não deixe de ressaltar e valorizar.

Bom, comecei pelo caminho inverso, falando do final, né... Rs... O início e o durante também são bem interessantes e vou comentar! =P

Conhecer as pessoas do seu grupo é um grande desafio, porque não é como numa dinâmica em grupo, onde você já consegue perceber um pouco mais facilmente o perfil da pessoa. É aos poucos e levam alguns dias para você entender realmente o que as pessoas estão pensando de tudo. Mas eu sempre participei de grupos ótimos, então não tivemos grandes dificuldades para fazer bons projetos e ter bons resultados. Creio que o mais difícil é encontrar o melhor meio de comunicação para todos, mas, após isso decidido, é só ter vontade e dedicação.

As tarefas propostas geralmente são bem trabalhosas. São coisas que vão te fazer pensar, sair da sua zona de conforto, algumas vezes as pessoas vão à campo... E você sempre tem que pensar que tem que se dedicar bastante não apenas por você, mas pelos seus companheiros também. Então, se quiser desistir do processo, essa não é a melhor hora, porque as pessoas estarão contando contigo. Ou então, seja bem sincero e diga que já está fora, para não prejudicar quem quer bastante essa vaga. ;)

Algumas pessoas reclamam das atividades colaborativas porque acreditam estar fazendo o papel dos recrutadores, entregando de mãos beijadas quem faz ou quem não faz as coisas nos projetos, mas não é bem assim. Eles querem nos avaliar no máximo de itens que puderem, e a nossa forma de entregar o feedback também é importante para eles na hora da seleção. Não estamos fazendo o trabalho dos recrutadores em nenhum momento, mesmo porque, se alguém estiver fazendo "nas coxas" pode prejudicar um candidato muito bom. Claro que eles levam em conta o que dizemos, mas não se deixam influenciar unicamente por isso. E é por este motivo que há tantas fases no processo, porque eles são os especialistas e vão escolher quem tem o perfil da vaga, não nós que não temos expertise para isso. Simples assim!

Com as redes sociais cada vez mais indispensáveis e o trabalho em equipe sendo sempre diferencial no momento das contratações, as atividades colaborativas são a maior tendência para os processos de trainee. Esteja preparado para elas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário