segunda-feira, 6 de junho de 2011

Vale a Pena ter Trainees?

Eu adoro ler! E toda vez que eu encontro algo relacionado à trainees eu guardo para ver sempre que possível, porque as revistas dão algumas dicas bem bacanas. Em alguns casos são os clichês que todo mundo já está careca de saber, mas em outros, como a que vou citar aqui, é um ponto de vista diferente e que vale a pena a leitura. ;)
Na edição de Novembro de 2009 da Você RH, a matéria de capa chama-se “Vale a pena ter Trainees?” com o subtítulo “Eles ainda têm a força”. Nesta matéria, empresas como ALL, Ambev, Fosfértil e Kraft Foods comentam a experiência de ter trainees no quadro da empresa e apresentam seus cases. É legal citar que a Você RH é uma publicação voltada para empresas, por isso o olhar dessa reportagem é voltado para mostrar às companhias a importância desse cargo e desses profissionais em posições estratégicas, não em mostrar para os futuros trainees como é estar nesse cargo! =P
A reportagem começa mostrando que, aparentemente, o programa de trainees é vantajoso para ambos os lados, entretanto mais de 20% das vagas oferecidas no mercado não são preenchidas, mesmo com todos os benefícios ofertados. Atualmente existem 180 programas de trainees bem estruturados no Brasil, com as empresas oferecendo uma média de 15 vagas e recebendo cerca de 45 mil inscrições por ano, o que dá uma média de 3 mil candidatos por vaga. Mas... Com tanta procura, por que as vagas não são preenchidas?
Devido à baixa qualidade do ensino superior, logo na primeira fase do processo seletivo muitos candidatos são descartados (é sabido por todos que é necessário ter feito uma faculdade de ponta para ser considerado nestes processos). Há um outro problema que é o descasamento entre os objetivos da empresa versus o objetivo do aspirante a trainee. Através de uma pesquisa realizada, descobriu-se que os jovens se inscrevem em média para 14 processos seletivos, o que acaba demonstrando falta de identificação com as suas opções, segundo visão dos profissionais de RH.
Mas os RHs entendem dessa forma porque ainda não se adaptaram às novas características dos jovens da geração Y (que querem fazer tudo ao mesmo tempo), mas essa particularidade nem sempre é negativa. A grande maioria dos jovens tem grande confiança em sua capacidade de realização e de conquista, vai atrás de desafios. Por isso eu realmente acho importante ter as consultorias de RH envolvidas nos processos, pois eles conseguem fazer esse filtro para as empresas, sem onerar nenhum dos lados! ;)
Mas o objetivo dessa matéria é ajudar as empresas a decidirem se o programa de trainees é bom ou não para elas, certo?! Então vamos lá: pelos cases apresentados na reportagem, fica claro que o programa está sim valendo a pena, mas não é qualquer empresa que precisa ter esse programa.  A companhia precisa ter clareza sobre a necessidade de formar pessoas para manter um banco de profissionais capazes de assegurar a sucessão. Empresas jovens ou que estão em fase de reestruturação podem correr riscos ao estabelecer esse tipo de programa.
Às vezes o profissional é bom, só não pôde oferecer tudo o que podia. Ás vezes a empresa é ótima, mas o jovem não tem interesse em atuar naquela área/ramo. E, ás vezes também, está apenas na hora errada, tanto do candidato ser trainee quanto da empresa ter esse programa, vai saber.
Eu, enquanto futura trainee, espero apenas que as empresas tenham objetivos bem claros quanto aos seus programas de trainee para evitar decepções de ambos os lados.
Acredito que o melhor programa de trainees é aquele onde o equilíbrio é encontrado... Aí sim, vai valer muito a pena ter trainees e ser um trainee! =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário