terça-feira, 21 de junho de 2011

Especial Trainee Você S/A


Lá estava eu revirando as minhas revistas antigas, quando encontrei o Especial Trainee do ano passado da Você S/A. A revista, de Agosto de 2010, trouxe um especial com mais de 20 páginas dedicadas aos processos de trainee e, principalmente, a contar as experiências dos aspirantes a esta vaga e dos jovens que conseguiram chegar lá. Eu adorei! Reportagem de muito bom gosto, pé no chão e bem orientadora.
Pelo o que eu li, pude tirar algumas conclusões e quero compartilhar com vocês. Não sei até que ponto eu poderia divulgar as páginas aqui (por conta de direitos autorais e tal), então achei melhor fazer um “resumão” da minha visão dos pontos mais importantes que foram citados na primeira parte da matéria.
- Como os jovens da geração Y são muito conectados, a grande maioria dos processos são divulgados em redes sociais e há muitas fases online, tanto para testar a habilidade do candidato com as ferramentas da web quanto para ver como ele reage sob pressão. Há muitos processos que utilizam ferramentas de blogs, vídeos e atividades colaborativas para ver a desenvoltura do jovem em trabalhos em grupo e o interesse real naquele processo seletivo.
- Para os consultores de RH, os programas de trainee mais atraentes do mercado, hoje, são os das empresas de bens de consumo, varejo e serviços financeiros, por terem tradição e serem bem estruturados. Não é à toa que no Top 3 de muitos candidatos, há pelo menos uma empresa de um dos três ramos citados, né?! Não tem jeito... Há aqueles processos que nos fazem brilhar os olhos!
- As dez áreas que mais absorvem jovens nos programas de Trainee são:
Engenharia, Finanças, Jurídica, Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Química, Recursos Humanos, Relacionamento com Clientes, Supply Chain (Manufatura e Administrativo) e Tecnologia da Informação.  
Mas eu não resisti e vou colar um quadrinho com 9 dicas importantes que foram dadas na reportagem... Vale a pena a leitura!

Créditos: Você S/A Edição 146
Se não conseguir ler, clica que abre numa nova janela! :)

Volto depois com mais dicas que estavam no especial. Ele é bem completo, então, para o post não ficar muito extenso, vou parando por aqui. Sempre que possível eu trarei mais matérias do meu arquivo pessoal... Assim a gente se prepara ainda mais pra maratona que está por vir! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário