quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Fechando 2012 com Chave de Ouro!


Eu estou um pouco atrasada para contar a novidade. Na verdade, eu estou MUITO atrasada para contar a novidade! Rs. Fiquei sabendo no dia 12 de novembro, mas só tive a decência de passar para atualizar o blog hoje. E eu tenho certeza de que esta é a primeira coisa que eu deveria ter feito, pois sei que aqui estão as pessoas que mais torceram por mim ao longo deste ano... Mas eu simplesmente travei. Eu não sabia como passar aqui pra contar, porque eu queria contar com todos os sentimentos e reações que tive. E mesmo demorando mais de um mês, isso não será possível. Melhor eu parar de enrolar e falar logo, né? Hahaha.

Finalmente fui aprovada em um processo seletivo para Trainees. E foi simplesmente em um dos três mais concorridos do país! A empresa que eu sempre quis entrar, mesmo que fosse por outra porta. A empresa dos sonhos dos jovens paulistas. A maior escola de Marketing para quem está iniciando a carreira. Sim, você acertou! Fui aprovada na Unilever!!! Minha preferida desde sempre, o processo que mais me dediquei, as esperas de retorno mais doloridas... Demorou, mas tudo acontece no momento certo, né?!



Se você estiver com tempo, vou contar como foi a minha jornada. Se você estiver com pressa, pode pular para o último parágrafo! =P

Me formei em 2009 em Administração e, no final de 2010, tentei pela primeira vez ser trainee. Tenho certeza de que eu não tinha a menor noção de onde estava me metendo, porque em muitos processos não passei nem na prova online. Atirei para todos os lados: me inscrevi em 31 programas. Me perdi em provas, prazos, dinâmicas... Mas na Unilever eu tinha me encontrado (na verdade, desde 2009 eu já mandava CV’s para lá, tentando vagas de assistente e afins. E só conheci o processo de trainee porque uma funcionária de lá me indicou, mas eu já tinha perdido o prazo de inscrição de 2009). Cheguei até a fase da DG, e antes disso teve a Business Night: foi ali que o meu amor platônico pela empresa ganhou força. Este foi o único processo que eu avançava sem esforço, eu fazia as coisas da minha maneira e simplesmente dava certo. E talvez por achar que fosse “fácil” acabei não me preparando adequadamente para as fases presenciais. Não passei na DG e chorei muito durante uma semana. O sentimento de frustração é uma das coisas que eu ainda preciso aprender a lidar, ele me derruba. =/

Em 2011 me inscrevi apenas para a Unilever. Eu já tinha “passeado” pelas outras e visto que era a melhor proposta pra mim. Eu tinha tanta certeza que ia passar que foi tranquilo chegar até a DG de novo... Mas o que me afligia é que era a minha última chance, pois como me formei em 2009 e só aceitam até dois anos de formado, eu tinha que passar de qualquer jeito. Eu já estava no penúltimo ano da minha segunda faculdade, mas não era um curso muito bem aceito nos trainees por ser novo, então, na minha cabeça, se eu não passasse naquele ano, eu já não ia conseguir mais. E até um pouco pela idade também, pois eu já estava com 24 anos. Resultado: não passei da DG de novo! Se eu já chorei uma semana no ano anterior, imagina agora que eu não tinha nenhum outro programa para tentar?

Em 2012, eu decidi que não ia tentar mais ser trainee. Já estava com 25 anos, com duas faculdades, já completando um ano de pós-graduação... Pra que eu iria me desgastar tanto, tudo de novo, pra depois sofrer de novo? Eu simplesmente não tenho perfil e ponto. Mas as coisas no meu trabalho atual não estavam legais. Eu não estava feliz! Comecei a disparar CV’s para o mercado e não via retorno... E muitos amigos meus, do trabalho e da segunda faculdade, começavam a fazer suas inscrições nos processos e a me pedir ajuda nas fases. Ah, eu não resisti. Me inscrevi de novo... O máximo que ia acontecer era eu me frustrar mais uma vez, né? Hahahaha. Me inscrevi em 8 processos, mas sempre com foco na Unilever. E o melhor: inseriram meu curso (Comunicação Mercadológica) na lista de cursos aceitos!!! :)

Ao invés da tranquilidade dos anos anteriores, este ano eu me apavorei. As provas online da Unilever mudaram e estavam muito mais difíceis que nos anos anteriores. A média de pessoas que estavam passando para as entrevistas via Skype caiu pela metade. A quantidade de pessoas aprovadas nas DG’s diminuiu também, saindo sempre duas ou três pessoas por turma, contra até sete no ano anterior. E eu acompanhando comentários, grupos, blogs, sites... Eu estava pirando! E meu trabalho exigindo cada vez mais de mim, pressão total. Surtei!

Não sei se foi o medo de perder a chance de trabalhar na Unilever a cada etapa que me fez estar mais atenta, mas o fato é que cheguei até o painel final. Todos os candidatos percebiam na minha cara que eu estava surtando. A Fernanda me abraçava, o Léo toda hora falava “calma, mulher” e o Bruno disse que nunca viu pernas tremerem tanto quanto as minhas. Mas, na hora de me expor, de conversar, de me apresentar, eu conseguia ser tranquila. A confiança de saber o porquê eu estava ali, era maior que meu medo.

Foram 11 dias e 3 horas aguardando o retorno. Contei cada segundo, meu namorado não aguentava mais me pedir pra relaxar e eu já não conseguia mais render o mesmo no meu trabalho. Fiquei em alfa! Recebi a ligação de aprovação enquanto estava na rua... Sentei na guia e chorei. Chorei, chorei, chorei. E finalmente foi um choro de alegria! E o que todos os recrutadores disseram foi: a sua determinação de entrar aqui foi o que te fez passar. 

Por isso, a minha mensagem para vocês em 2013 é: não desistam!!! Eu tive todos os motivos para desistir, não querer mais e cansei de quebrar a cara... Mas quando é pra ser nosso, ninguém tira. Que 2013 seja o ano de sua vida!!!

Obrigada a todos que direta ou indiretamente me ajudaram e a você, leitor do blog, que sempre me ajudou a me conhecer melhor e a desvendar os processos. Esse meu cantinho foi fundamental na minha conquista... E espero que seja na sua também! 

Um grande beijo da Sandrinha, agora trainee de marketing da Unilever! ;)

PS: Vou continuar atualizando o blog na medida do possível e, para começar, vou passar fase a fase dos processos, considerando os feedbacks que eu tive, para ajudar vocês nos processos do ano que vem! Nos vemos na estrada!!!

Um comentário:

  1. Parabéns Sandra!!!
    Adorei a sua determinação e espero que agora você possa colher com toda garra e humildade os louros dessa primeira etapa de sua vitória.
    Que Deus guie seus caminhos para que você sempre tenha esses olhos de águia.
    Um forte abraço de uma pessoa que não te conhece pessoalmente mas te admira.

    ResponderExcluir