terça-feira, 24 de julho de 2012

O Que Estou Fazendo Errado?

De verdade, eu não sei. Sabe aquela dinâmica na qual você vai bem caramba e aquele prego, que só falava na hora que a consultora estava perto, atropelava todo mundo e se achava máster passa pra próxima fase e você não? Pois é, eu não sei o que se passa no mundo das avaliações, mas isso é mais comum do que a gente imagina.


Eu sou a primeira a bater na tecla do “seja você mesmo, não existe fórmula, confie em você e blá blá blá”, mas quanto mais os processos avançam, mais eu vejo que é aquele tipinho “eu sou terrível” que as empresas querem. Ou quem recruta pelo menos! Então eu continuo firme no meu pensamento de que não existe fórmula para ser trainee, mas existe um roteiro único para todos os recrutadores, que só aprovam as mesmas pessoas em 458 processos diferentes... Só pode ser isso. E nós vamos ter que encontrar esse raio desse roteiro se quisermos ser aprovados em algum programa! Hahaha.

Conheci uma garota ano passado que foi aprovada em quatro processos e escolheu para onde queria ir. Mérito dela? Claro, ela sabe se vender muito bem e isso foi constatado em todas as fases que fizemos juntas. E desses quatro processos que ela passou, fizemos dois juntas até a última fase. Porém, nas duas situações, ela dava as mesmas respostas, os mesmos exemplos, fazia as mesmas perguntas... Sabe aquela pessoa que se moldou para ser trainee? Ela tinha largado o emprego para poder se dedicar aos processos e estava fazendo um curso de orientação profissional. Mas eu não a julgo, porque se eu pudesse e meu dinheiro desse, eu largava tudo também. #odeioserpobre

Só que esse tipo de coisa me faz concluir que existem mesmo as respostas certas, o tal do perfil, o raio da postura... Mas não é possível que ele seja igual para todas as empresas! Ou será que é isso mesmo e eu sou a única nadando contra a maré? Eu tenho que ser um robô bem formado, que fala tudo o que um recrutador quer ouvir (concordando ou não) e que se faz passar por uma coisa que realmente não é só para conseguir o emprego? Acho que é! Eu que preciso parar de ser tão Poliana e achar que o mundo é mais legal quando você tem a sua própria essência.

No processo da J&J do ano passado eu vi uma saída para essa nossa angústia de neguinhos que querem se aparecer para as consultoras. A recrutadora sentou com um por um dos participantes da segunda fase e perguntou quem do grupo que você trabalhou você levaria para a próxima fase e por qual motivo. Achei digno! Quem trabalhou com o cara foi você, numa empresa ele seria seu colega de trabalho e, por mais que tenha sido por 40 minutos, você já conseguiu entender se ele sabe se relacionar com a equipe. E o mais bacana foi ver que os mais indicados do grupo passaram para a fase seguinte, ou seja, eles nos ouviram.

Esse meu post está com uma cara de dor de cotovelo, né?! Hahahahahaha... Mas, por mais que pareça, esse ano eu ainda não participei de nenhuma DG. Na verdade, me inscrevi em apenas um processo até agora que ainda não avançou, então estou aguardando cenas dos próximos capítulos. Só quis desabafar, porque entraram dois novos trainees aqui na empresa e eles são bem esse estilinho de “sou fod*, digdin digdin” e eu fico me convencendo de que o problema não é deles, o erro é de quem contratou. Mas faz parte, toda empresa tem seus diversos tipos de funcionários. #Deusdai-mepaciencia

Apenas concluindo o post, com a polêmica lá de cima: eu realmente não sei o que estamos fazendo de errado. Ou talvez esteja certo, por isso que não nos passam para frente nos processos, porque podemos sofrer na empresa se ela não bater com o nosso jeito de ser. Eu acho que nada acontece por acaso! Só acho que não vale a pena você mudar o seu jeito de ser por qualquer emprego do mundo... A empresa ideal para você é aquela que vai te aceitar do jeito que você é, seja você mais sério, mais brincalhão, mais introspectivo ou mais expansivo. O que é nossa tarefa é achar o equilíbrio, encontrando uma empresa legal que tenha a ver com o nosso jeito. Aí, meus queridos, não tem como dar errado (ou pode dar, sei lá, eu tô vendo que não entendo nada disso mesmo! Hahahahaha).

Falei demais, boa semana pra todo mundo! Beijos! =*

Um comentário:

  1. Adorei o post! Sempre aparece aquele programa de trainee foda que vc sabe que só passarão o mesmo tipinho (da qual vc ñ pertence)!
    Tenho muitas dúvidas sobre o domínio da língua inglesa nos programas. É preciso dominar ou um intermediário bem trabalhado ajuda?

    Ah um programa beeem bacana é a da Whirlpool, com summer jobs na Europa e USA.

    Bjoo

    ResponderExcluir