segunda-feira, 16 de maio de 2011

A Primeira Vez!

Em 2009 me arrisquei a fazer pela primeira vez um processo de Trainees. Todo mundo me dizia que era muito difícil e que as chances de eu não passar eram imensas... Mas eu sempre fui meio do contra e achei melhor apostar mesmo assim! E se eu for a “uma em um milhão”? Só saberei se eu tentar, oras!

Acreditando no meu potencial, me candidatei a todos os processos que vi pela frente. Vai que comigo a história era diferente, não é?!  Será que não seria exatamente o meu perfil que as empresas estariam procurando? Meu irmão me diz que eu sou tão sensacional... Vai que as empresas acham o mesmo, não é?!

De 11 processos que me inscrevi, não passei da primeira fase em nove deles. Isso porque a primeira fase (após triagem dos cvs) são as provas online. Nunca me senti tão burra em toda a minha vida! Mas... “Acho que eu fui até bem, mas não superei alguns que foram melhores do que eu, que devem ter tido tempo para se preparar mais e tal...” (Sim, o tempo todo eu procurava desculpas para não aceitar que eu era uma ameba!). É engraçado como essas coisas afetam o seu psicológico e o seu emocional. Além de se sentir impotente, bate meio que uma revolta por você não ter sido escolhido.

Me foquei nos dois processos que ainda me restavam e não durei por nem mais uma fase em ambos. O que já estava ruim, conseguiu ficar pior. Mas, pra ser sincera, não me importei tanto assim porque eu ainda não tinha muita noção de onde eu estava me metendo... Era mais um desafio e uma vontade, não uma meta. Se eu contar a história de 2010 pra vocês (que virá a seguir), aí sim perceberão o que foi decepção...
A verdade é que só se mete em processo de Trainee quem sabe que, por algum motivo, é foda. E a verdade mais dura ainda é ver que não, você não é tão foda quanto pensava!
Se conselho fosse bom, todo mundo venderia, mas creio que eu só comecei este blog por querer que as pessoas não passem pelo mesmo sufoco que eu passei. Então, antes de me despedir, gostaria de deixar uma dica para quem se aventurar a ler isso aqui: vá com calma! Os processos são longos, os feedbacks nem sempre assertivos, o que a gente espera que seja ótimo nem sempre é o melhor... Vamos ficar com os pés no chão, ok?!

Não vou desistir de ser Trainee tão cedo, não vejo nada em mim em que eu fique aquém dos outros candidatos e não me sinto “menos” do que ninguém por ainda não ter conseguido a minha vaga ainda. E você também não deve entrar na neura de nenhuma dessas besteiras! Acredito que as coisas acontecem na hora certa e espero que, em 2012, chegue a minha e a sua hora de brilhar como Trainee de uma grande companhia.

Vamos sonhar com os pés no chão. Boa sorte! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário